top of page

Os mamíferos que voam: biologia, ameaças e conservação

José Oliveira

Os morcegos são animais fascinantes, mas frequentemente ainda pouco conhecidos pelo público em geral. São os únicos mamíferos verdadeiramente capazes de voar, uma característica que, aliada a outras adaptações evolutivas particulares, lhes terá facilitado a colonização de (quase) todos os continentes.

Os seus variados ciclos de vida desempenham um papel essencial nos ecossistemas, fornecendo serviços assinaláveis tanto para as comunidades naturais como para as populações humanas (e a economia).

No entanto, e tal como sucede com tantas e tantas espécies do nosso planeta, muitas espécies estão vulneráveis a várias ameaças (como a alteração/destruição dos seus habitats), resultantes da crescente pressão humana sobre os recursos naturais e das transformações globais do “Antropoceno”.

Sobre

Biólogo, licenciado pela Universidade de Coimbra em 1998. Tem trabalhado, desde 2000, em projectos centrados no estudo e conservação da biodiversidade, sobretudo de vertebrados terrestres (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Com vasta experiência de campo (mais de 25 anos), o que lhe permite aliar a concepção de planos de conservação à sua implementação no terreno. De entre os grupos faunísticos em que foca a sua atividade incluem-se os quirópteros, desde 2009. O seu trabalho com estes mamíferos voadores incide sobretudo em estudos aplicados de monitorização da atividade, com base em deteção acústica, e na procura e monitorização dos seus abrigos.

É consultor ambiental, colaborando com empresas e universidades na planificação e execução de estudos de monitorização.

Captura de ecrã 2025-03-19 134009_edited.jpg

© 2025 por XXVIIENEB. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page