top of page

ADN ANTIGO: UMA JANELA PARA O PASSADO EVOLUTIVO

João Teixeira, PhD 

Uma revolução tecnológica recente possibilitou a obtenção de material genético a partir de amostras biológicas e artefactos culturais obtidos em escavações arqueológicas ou depositados em coleções de museus. O ADN antigo é atualmente uma ferramenta crucial de investigação que permite obter informações sem precedentes sobre a história evolutiva das populações. Nesta palestra, irei abordar a história do desenvolvimento desta área de investigação, e a sua crucial importância para entendermos as origens da nossa espécie, incluindo movimentos populacionais passados ou episódios de adaptação.

Sobre

João C. Teixeira é um biólogo português especializado em genética de populações e ADN antigo que estuda a origem e evolução da espécie humana. Com formação académica base na Universidade do Porto, rumou em 2011 ao Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, em Leipzig, na Alemanha, onde completou o Doutoramento em Genética Evolutiva em 2016 sob orientação de Svante Pääbo (Prémio Nobel da Medicina em 2022) e Aida Andrés, tendo a sua tese incidido sobre o papel da seleção natural na evolução dos grandes símios. Em seguida, concluiu um pós-doutoramento no Institut Pasteur, em Paris, onde estudou a evolução do sistema imunitário em populações humanas. Em 2018, mudou-se para o Australian Centre for Ancient DNA, na Austrália, onde durante três anos se dedicou ao estudo da evolução humana no sudeste asiático. 

João Teixeira.png

É atualmente detentor de um Discovery Early Career Researcher Award atribuído pelo Australian Research Council, sendo Investigador Principal na Australian National University  e no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, do qual é também vice-Coordenador Científico desde 2022. Autor de diversas publicações em prestigiadas revistas científicas internacionais, os seus mais recentes trabalhos focam-se na chegada das primeiras populações humanas à Oceania e nos cruzamentos entre os nossos ancestrais e populações extintas de Neandertais e Denisovanos.

© 2025 por XXVIIENEB. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page