top of page

Vespa velutina em expansão: desafios europeus, soluções locais

Soraia Santos, PhD

A Vespa velutina nigrithorax, geralmente conhecida por vespa asiática, foi detetada pela primeira vez na Europa em 2004, na França, tendo chegado a Portugal já em 2011. Esta espécie invasora representa uma ameaça significativa para a biodiversidade e para o ser humano, afetando negativamente a economia. O seu comportamento predatório voraz, particularmente para com a abelha melífera, impacta a polinização e a apicultura. A capacidade de adaptação e o ciclo de vida da vespa velutina são apontados como as principais causas para o sucesso da sua expansão. Neste contexto, a implementação de estratégias para o seu controlo tem sido considerada uma prioridade.


Nos últimos anos, de forma a responder a este problema, têm sido desenvolvidos diversos projetos e estratégias, com ênfase na colocação de armadilhas e na deteção e eliminação de ninhos, nomeadamente através da injeção de pesticidas (controlo químico). No entanto, apesar das intervenções feitas, o problema está longe de ficar resolvido e o seu controlo continua a representar um desafio.


Durante esta palestra iremos apresentar uma série de esforços levados a cabo, nos últimos anos, por grupos de investigação da Universidade de Coimbra, em colaboração com outras entidades e associações nacionais, de forma a combater esta espécie invasora.

© 2025 por XXVIIENEB. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page