top of page

Roundtable
Eco-justiça: onde o direito se encontra com a vida para um futuro melhor

Como podemos integrar os princípios jurídicos e as ciências ecológicas para promover um futuro mais justo e sustentável? Junte-se a um painel de especialistas para uma discussão essencial sobre eco-justiça, abordando os desafios e soluções na interseção entre direito ambiental, ecologia e sustentabilidade.

Sobre

Sara Leston, PhD

É investigadora no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências

e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Portugal), onde também concluiu a Licenciatura em Biologia, o Mestrado em Ecologia e o Doutoramento em Biologia (Ecologia). Atualmente, desenvolve investigação no CFE – Centro de Ecologia Funcional, com foco na avaliação de risco ambiental de fármacos em sistemas de produção animal, especialmente na aquacultura.

O seu trabalho envolve ainda o desenvolvimento de novas metodologias analíticas para a deteção e quantificação de contaminantes em diferentes matrizes ambientais e alimentares, como peixe, algas, água, sedimentos e solos. Durante o doutoramento e ao longo da sua carreira, especializou-se em monitorização ambiental e avaliação de risco, estudando os efeitos da exposição de organismos não-alvo a fármacos usados na aquacultura. 

Perante a necessidade de ferramentas mais eficazes para a análise destes contaminantes, aprofundou conhecimentos no desenvolvimento de métodos analíticos, com especial destaque para a cromatografia líquida acoplada à espetrometria de massa.

Para além da investigação, também se dedica à segurança alimentar e ambiental, duas áreas fortemente interligadas. Além disso, presta consultoria em avaliação de risco ecológico de produtos fitofarmacêuticos, colaborando na proteção dos ecossistemas.

Foto perfil.jpg
pt-coimbra-milvoz-rth-salvador-20230729-401 (2).jpg

Pedro Gomes

Em termos académicos licenciei-me em Biologia pela Universidade de Coimbra, tirei mestrado em Gestão Ambiental na Escola Superior Agrária de Coimbra e sou atualmente aluno de Doutoramento em Biociências (especialização em ecologia) na Universidade de Coimbra. Sou cofundador e atual presidente da Milvoz-APCN e sou investigador no Instituto Politécnico de Coimbra, mais concretamente do CERNAS na ESAC, onde colaboro no grupo de investigação para as espécies invasoras em Portugal, com foco na espécie Cortaderia selloana.

Helena Freitas, PhD

Helena Freitas é Professora Catedrática de Biodiversidade e Ecologia na Universidade de Coimbra e foi galardoada com o Prémio Ernst Haeckelda EEF pelos seus contributos para a ciência ecológica europeia, em 2023. Atualmente, é Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, supervisionando iniciativas na interseção da ciência, bem-estar social e sustentabilidade ambiental. A sua experiência abrange uma vasta gama de áreas científicas, incluindo ecossistemas mediterrânicos, biologia da conservação, ecologia microbiana e políticas para a sustentabilidade. Atualmente, tem fomentado a investigação ecológica aplicada, liderando vários projetos da UE em agroecologia, setor agroalimentar e gestão da paisagem. 

É titular da Cátedra UNESCO em Salvaguarda da Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável desde 2013 e tem liderado uma grande iniciativa EEA Grant, destacando o valor das 12 Reservas da Biosfera da UNESCO portuguesas. Para além da academia, Helena desempenhou funções de gestão e políticas e ocupou cargos-chave em organizações ambientais (fundadora e presidente da Liga para a Proteção da Natureza e da Sociedade Portuguesa de Ecologia, e vice-presidência na Sociedade Europeia de Ecologia). Reconhecida pelos seus muitos contributos, Helena Freitas recebeu inúmeras distinções, entre as quais a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 2000, e o Prémio Portugal Inspirador de Personalidade do Ano em Sustentabilidade, em 2022.

Helena Freitas perfil.jpg
Captura de ecrã 2025-04-04 013726.png

Alexandra Aragão, PhD

Alexandra Aragão é Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É Mestre em Integração Europeia e Doutora em Ciências jurídico-políticas na área de Direito Ambiental. É investigadora do Instituto Jurídico da FDUC, membro do Observatório Jurídico Europeu da Rede Natura 2000 e das Águas, do membro do Advisory Board do European Environmental Law Forum e trustee do grupo de especialistas de Direito Europeu do Ambiente Avosetta.org. Coordenadora da Rede ibero-americana Just Side sobre justiça territorial. Perita para a elaboração das Agendas para a Investigação e a inovação em matéria de Turismo e Economia Circular. Membro do Comité de Conflitos de interesse do Intergovernamental Panel on Biodiversity and Ecosystem Services das Nações Unidas, embaixadora para o ODS 16 da Parceria Portuguesa para o Global Compact e membro da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa. 

As suas áreas de lecionação e publicação (em português, inglês, francês, espanhol e italiano) são o direito europeu do ambiente, ecoliteracia, direito da conservação da natureza, direito do sistema terrestre, ecoinovação, direito dos animais, direito dos resíduos, direito dos riscos, direito da proteção civil, direito das substâncias químicas, direito da segurança alimentar.

© 2025 por XXVIIENEB. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page