INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA DE VIDA SELVAGEM
Pedro Alves
Da captura dos mais ínfimos detalhes invisíveis a olho nu às pranchas de identificação de espécies e à promoção da sensibilização ambiental, a fotografia de natureza revela-se uma ferramenta multifacetada e cada vez mais acessível a todos. Este workshop combina teoria e prática, abordando temas como material, ferramentas, técnicas e ética. Durante um passeio fotográfico pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, os participantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e explorar a natureza através das lentes.
Sobre
Pedro Alves, natural de Braga, nasceu em 1992 e desde cedo revelou um particular fascínio pelos traços, cores e dinâmicas da Natureza. Este foi aumentando ao longo do seu crescimento numa zona rural, a aldeia de Lamas (Braga), o que culminou na sua formação académica na área da Biologia na Universidade do Minho.
Tem colaborado com diversas campanhas e iniciativas nacionais de sensibilização ambiental como monitor científico, fotógrafo e designer. É autor e co-autor de guias de campo, livros e outros materiais pedagógicos, assim como exposições coletivas.

Atualmente, desenvolve projetos no âmbito da conservação da natureza, nomeadamente com aves necrófagas, ecossistemas lênticos e lóticos e educação ambiental, nas regiões do Minho e Trás-os-Montes, com a Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural. Adicionalmente, desenvolve projetos de conservação da natureza e sensibilização ambiental a título pessoal e, de forma complementar, dedica-se ao design e à fotografia de natureza e vida selvagem, por considerar que, através de uma abordagem multidisciplinar e multinível, é muito mais eficaz sensibilizar a população para a preservação e proteção da natureza. Desde 2022 organiza o Insitu – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela.

