Veneno: da letalidade à cura - descoberta de fármacos a partir de toxinas
Daniel Rainho
Os venenos sempre intrigaram a humanidade, ora como armas letais, ora como fontes de cura. Mas o que os torna tão potentes? E como podemos transformar toxinas em medicamentos?
De forma interativa e prática, os participantes terão a oportunidade de compreender as estratégias envolvidas na análise e caracterização de toxinas com potencial terapêutico. Através de abordagens laboratoriais, irão explorar como estas substâncias são estudadas e identificadas como fortes candidatas farmacológicas, desmistificando o processo que transforma compostos letais em aliados da medicina.
Seja pela curiosidade científica, pelo interesse em inovação farmacêutica ou pelo fascínio que os venenos despertam, esta é uma oportunidade única para mergulhar num dos campos mais promissores da biotecnologia moderna.
Sobre
Daniel Rainho é investigador assistente especializado no estudo de venenos para o desenvolvimento de novos fármacos. Licenciado em Biologia e mestre em Bioquímica pela Universidade de Coimbra, realizou mobilidades académicas na Universidade de Gdańsk e, por último, no Instituto Butantan, no Brasil, onde desenvolveu a sua monografia sobre os efeitos imunológicos do veneno de mamba-negra (Dendroaspis polylepis).
Atualmente, integra o Laboratório de Venómica Translacional do Instituto IMDEA Alimentación, em Madrid, onde investiga toxinas com propriedades antitumorais. No âmbito deste projeto, foi destacado para colaborar no Instituto Nacional de Química da Eslovénia, em Liubliana, onde aprofunda o estudo dos mecanismos líticos destes compostos.
