Técnicas de preservação da Fertilidade feminina
Maria Soares e Inês Moniz
Durante a apresentação serão explicados alguns conceitos e protocolos de preservação da fertilidade feminina. Seguidamente, na porção prática, pensámos em levar ovários de bovinopara os alunos praticarem o protocolo abordado na parte teórica.
Sobre
Inês Moniz é licenciada em Biologia e mestre em Investigação Biomédica pela Universidade de Coimbra. Desenvolveu a sua dissertação de mestrado no grupo da Biologia da Reprodução Humana e Infertilidade, com foco na preservação de células estaminais. Trabalhou como técnica laboratorial num estudo relacionado com o desenvolvimento de estratégias de rejuvenescimento ovocitário e desde 2023 desenvolve o seu projeto no programa doutoral de Biologia Experimental e Biomedicina da Universidade de Coimbra. A sua investigação objetiva, agora, encontrar um novo método que permita minimizar a perda folicular durante os protocolos de criopreservação e transplantação de tecido ovárico.


Maria Soares é licenciada em Ciências Biomédicas pela Universidade de Aveiro (2017) e mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de Coimbra (2019). Durante o seu mestrado desenvolveu a sua dissertação intitulada de " Aging-related mitochondrial alterations in bovine oocytes" no grupo da Biologia da Reprodução Humana e Infertilidade, no Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra. Desde 2019, é bolseira de investigação no mesmo grupo onde participa em projetos na área da fertilidade feminina.
Atualmente é aluna de doutoramento no programa de Biologia Experimental e Biomedicina da Universidade de Coimbra e desenvolve um projeto de investigação que visa na criação de uma estratégia que previnam o declínio reprodutivo feminino decorrente do envelhecimento.