top of page

NANOBOTS CONTRA O CANCRO

Dra. Ana Hortelão

Os avanços na nanotecnologia permitiram o desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico e sistemas de administração de fármacos baseados em nanossistemas, que oferecem características únicas, tais como a capacidade de encapsulação de carga, maiores tempos de circulação, bem como versatilidade e multifuncionalidade. Apesar disso, a maioria dos nanomedicamentos não chega ao uso clínico, em parte devido às barreiras biológicas presentes no organismo. Nanopartículas inovadoras, conhecidas como nano ou micromotores sintéticos, capazes de se autopropulsar em meios líquidos podem ser uma ferramenta alternativa em nanomedicina, uma vez que a força de propulsão contínua e o potencial para modular o meio podem auxiliar na penetração dos tecidos e na difusão dos fármacos através das barreiras biológicas. Estes motores, particularmente os que usam biocatálise enzimática como mecanismo de propulsão, são especialmente interessantes para aplicações biomédicas, devido à sua biocompatibilidade e à utilização de substratos biodisponíveis. Nesta palestra, vou mostrar os nossos avanços no desenvolvimento de nanomotores movidos a urease e as suas potenciais aplicações em nanomedicina para tratamento de tumores sólidos.

Sobre

A investigação da Dr. Ana Hortelão centra-se no desenvolvimento de ferramentas baseadas em nanotecnologia para aplicações biomédicas, nomeadamente nanomedicina, diagnóstico e teranóstico. Concluiu a licenciatura em Biologia Aplicada em 2012) e o mestrado em Biofísica e Bionanossistemas em 2014, ambos pela Universidade do Minho. Após este período, em 2015, iniciou a sua carreira científica, ocupando cargos na indústria como cientista e líder de equipa, e na academia, passando por instituições internacionais de renome como o Instituto Max Planck para sistemas inteligentes, o Instituto de Bioengenharia da Catalunha e a Universidade Sorbonne.

1663660674916_edited.jpg

A sua investigação resultou até ao momento em 18 artigos em revistas Q1 de alto impacto da área (mais de 1.300 citações), como Nature Nanotechnology, Science Robotics e ACS Nano, e na co-invenção de uma patente que está actualmente licenciada à spin-off Nanobots Therapeutics. A Dr. Ana Hortelão obteve diversos prémios e financiamentos competitivos, entre os quais o premio 1º Prémio Elvira Rodenas Ciller pela Real Sociedade Espanhola de Química, uma bolsa TecnioSpring para translação de tecnologia ao mercado, e uma bolsa Marie Curie. Atualmente, ocupa uma posição de Research Fellow no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) em Braga, onde desenvolve nanomedicamentos injetáveis para imunoterapia oncológica baseados em nanopartículas lipídicas sólidas.

© 2025 por XXVIIENEB. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page