top of page

o legado da dieta na fertilidade masculina e na saúde da descendância

Marco G. Alves, PhD (MGA)

MGA vai apresentar uma palestra sobre a crescente incidência de obesidade em crianças, adolescentes e adultos, e seu impacto na saúde reprodutiva e na descendência. Nas últimas décadas, avanços tecnológicos, económicos e sociais têm promovido um estilo de vida urbano acelerado, substituindo dietas tradicionais por alimentos ricos em açúcares e gorduras, aumentando distúrbios metabólicos. Estes distúrbios afetam negativamente os parâmetros do esperma, os níveis hormonais e a função testicular, elevando o risco de danos no DNA e impactando a saúde dos descendentes.

 

O seu grupo utiliza uma abordagem integrada com ferramentas ómicas em estudos animais e humanos para explorar de que modo as doenças metabólicas afetam a saúde reprodutiva masculina e a descendência. Identificaram uma "memória metabólica testicular" em resposta à dieta rica em gordura, influenciando as gerações subsequentes. Além disso, reportaram genes relacionados à obesidade em células testiculares e espermatozoides humanos, associados à qualidade do esperma, embrião e taxas de gravidez. A discussão abordará de que modo a caracterização e manipulação do metaboloma e epigenoma dos espermatozoides podem contribuir para o desenvolvimento de técnicas avançadas de reprodução assistida, auxiliando na seleção de espermatozoides mais adequados para fertilização.

Sobre

Marco G. Alves é licenciado em Biologia e Doutorado em Bioquímica. Atualmente é Professor e Investigador Principal no Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro. A sua investigação aplica tecnologias ómicas para o estudo de diferentes patologias, particularmente infertilidade masculina. Já publicou mais de 230 artigos científicos e a sua investigação já foi premiada mais de uma dezena de vezes incluindo pela Sociedade Europeia para o estudo da Diabetes; Sociedade Europeia de Investigação clínica; Sociedade Portuguesa de Diabetologia, Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução. É inventor de 2 patentes.

Imagem 1.jpeg

Serve como membro de corpo editorial em mais de 15 revistas científicas internacionais e deu mais de 60 palestras em diferentes países. Nos últimos anos tem sido incluído na lista dos 2% cientistas mais citados do mundo de acordo com o estudo da Universidade de Stanford. É ainda membro da lista de consultores da Organização Mundial da Saúde para investigação, desenvolvimento e formação em reprodução humana. Nos últimos anos a sua equipa tem-se dedicado ao estudo do impacto do estilo de vida paterno, com foco especial na nutrição, e seu efeito na saúde reprodutiva e na descendência.

© 2025 por XXVIIENEB. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page